Sociologia
A sociologia é fruto da Revolução Industrial e desenvolveu-se a partir do século XV, através de transformações significativas como a expansão marítima, reformas protestantes, a formação dos Estados nacionais, as grandes navegações e o comércio ultramarinho. Nesse período a razão passa a ser soberana e é colocada como elemento essencial para se conhecer o mundo, na qual a experimentação e a observação são essenciais. A ciência substituiria a religião e estaria calcada na explicação. No século XIX, a consolidação do sistema capitalista na Europa contribui par o surgimento da sociologia como ciência particular.
2 CONCEITO DE SOCIOLOGIA
É o estudo científico das relações sociais e da realidade social. É o estudo e conhecimento objetivo da realidade social. Augusto Comte, o “Pai da Sociologia”, organizou os conhecimentos desta ciência e a denominou de “Física Social”.
3 A CONSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE
Sociedade é um grupo de pessoas que se reúnem num determinado espaço geográfico e que dividem uma cultura comum. Cultura é um conjunto de elementos, de padrões de comportamento de uma sociedade. Pessoas compreendem a criatura humana, homem e mulher, dotados de inteligência e vontade para ser sujeito ativo ou passivo de direitos e deveres. Padrões são modelos oficiais a serem seguidos. Status compreende o lugar em que a pessoa ocupa na estrutura social. Exemplo: O homem em sua casa e tendo filho ocupa o status de pai. Este mesmo homem estando na casa de seus pais ocupa o status de filho. Papel é o desempenho nos diferentes grupos de que o indivíduo participa, vindo a ser parte integrante de sua personalidade. Processos sociais são formas básicas de interação social, que se cruzam através dos vários papéis que os indivíduos desempenham. Valores são os elementos que os membros da sociedade consideram muito importantes e dignos de estima e