Atps
INTRODUÇÃO
Será relatado no trabalho o quanto que a contabilidade já era muito utilizada pelos povos antigos e como ela surgiu graças a necessidade do homem em acompanhar e controlar a evolução de seu patrimônio.
ORIGEM DA CONTABILIDADE
A contabilidade é tão antiga quanto ao homem que pensa. Porque se quisermos ser pessimistas, é tão antigo quanto o homem que conta e que é capaz de simbolizar objetos do mundo por meio do escrito que nas línguas primitivas tornaria em muitos casos de ficção pictórica.
É também tão antiga quanto a origem do Homo Sapiens que de acordo com alguns historiadores vem desde 2.000 anos A.C.
No entanto os homens daquela época já faziam contabilidade contando e separando suas armas de caça e pesca e seus rebanhos, na Mesopotâmia foram encontrados o primeiro registro patrimonial.
Logo após vários séculos os Árabes trouxeram obras de contabilidade que muito influenciaram no comercio na velha Europa, comercio que crescerão nas cidades da Itália, Veneza e etc.
CONTABILIDADE NA ANTIGUIDADE
Tudo começou a surgir a partir do momento em que houve um certo interesse do homem em saber como aumentar seus lucros e como saber se sua produtividade estaria rendendo lucro ou trazendo prejuízos.
A partir de então, no inicio da civilização começa o estudo da contabilidade.
Pesquisando em vários livros como o PLT 146 de José Carlos Marian, explica que um certo homem chamado Floreto tinha criação de ovelhas e queria saber como ele poderia estar calculando seus lucros e seus prejuízos.
Então, havendo um pequeno monte de pedrinhas ao seu lado, o homem separava uma pedrinha para cada cabeça de ovelha, executando assim a contabilidade que é chamada hoje de inventário.
Quando passava o inverno, a superfície da montanha voltava a ficar verde, e ele ia protegendo-o contra os predadores, passado algum tempo suas ovelha começaram a produzir, então podemos perceber que o nascimento é maior que a mortalidade e o descorte.