Sociologia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Serviço Social 2° Semestre
Sociologia
O DIREITO DO CIDADÃO: em uma visão sociológica
Prof. Da.Cláudia Regina Benedetti
Valparaíso/SP
19/11/2012
A Declaração de Direitos do Bom Povo da Virgínia foi considerada a primeira declaração de direitos fundamentais. Portanto, garantiu aos cidadãos determinados privilégios básicos como: eleições livres, liberdade de imprensa e de religião. Foi a partir da Independência de 1776, que colônias inglesas, fizeram valer esta declaração. A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi o documento a base da luta universal contra a opressão e a discriminação, defendeu a igualdade e a dignidade dos seres humanos e reconheceu os direitos de cada cidadão.
Anos mais tarde, Émile Durkheim, trabalhava pelo reconhecimento da existência de uma consciência coletiva e pelos direitos dos cidadãos, foi um dos fundadores da sociologia, estudo que aborda a interação social entre os indivíduos que integram a sociedade.
Os tipos de solidariedade social presentes na obra de Émile Durkheim são a solidariedade mecânica, que permanece em grupos humanos, tipos tribais, nesta sociedade as pessoas tem as mesmas noções, valores e religiões, e também criou a solidariedade orgânica, que é uma sociedade moderna, onde cada pessoa pensa e age de maneiras diferentes, cada qual com a tua diferença social e individual.
Segundo Durkheim “na solidariedade orgânica ocorre um processo de individualização dos membros dessa sociedade, os quais assumem funções específicas dentro dessa divisão do trabalho social. Cada pessoa é uma peça de uma grande engrenagem, na qual cada um tem sua função e é esta última que marca seu lugar na sociedade. A consciência coletiva tem seu poder de influência reduzido, criando-se condições de sociabilidade bem diferentes daquelas vistas na solidariedade mecânica, havendo espaço para o desenvolvimento de personalidades. Os indivíduos se unem não