Sociologia
A utopia da igualdade a ser concretizada está na obtenção de direitos iguais a todos, independentemente da sua condição social, sexual, de raça, de etnia etc. O atendimento das necessidades básicas : Alimentação, moradia, saúde, bem estar social etc. Deve integrar os direitos fundamentais da existência humana.
O estabelecimento da igualdade social, ou da equidade social, passa pela permanente redefinição e ampliação gradativa dos direitos fundamentais do ser humano. O próprio conceito de democracia está sendo permanentemente redefinido, quando a antiga Atenas o utilizava não incluía as mulheres e os escravos. Hoje ainda as mulheres não possuem plenos direitos semelhantes aos homens. Há muitos lugares ainda que as mulheres não são reconhecidas.
A Estratificação social
A expressão estratificação social se refere á divisão da sociedade em camadas (ou estratos), na qual os ocupantes têm acesso desigual a oportunidades sociais e recompensas.
Todas as sociedades até hoje conhecidas e estudadas apresentam o fenômeno da hierarquia social, divididas em estratos.
Sociedades estratificadas podem ser estruturadas de castas, estamentos ou classes sociais.
Barreiras sociais
Uma barreira social pode ser considerada como todo elemento cultural perfeitamente identificado, destinado a tornar difícil ou impossível o acesso a um grupo ou camada social. São exemplos: a endogamia, a etnia, qualquer forma de exclusivismo profissional, religioso, nacional, ou racial.
A desigualdade social
A expressão desigualdade social descreve na qual os membros de uma sociedade possuem quantias diferentes de riqueza, prestígio ou poder. Todas as sociedades são caracterizadas por algum grau de desigualdade social.
A teoria da desigualdade de Marx
Marx foi o primeiro autor a utilizar com intensidade e expressão “classes sociais”.
As classes sociais, no seu ponto de vista, constituem um sistema de relações em que cada classe pressupõe a existência de