Sociologia
Julia Roberts é a professora modernex que vai dar aulas de História da Arte num instituto de ensino só de moças muito ricas e esnobes. No começo. é claro, surgem as dificuldades de adaptação a um lugar tão hostil, as meninas não serão osso fácil de se roer.
O que ser quer mostrar aqui é a rigidez da época, a falta de futuro profissional de mulheres que poderiam ser brilhantes em qualquer área que quisessem seguir mas invariavelmente saiam dali apenas para o casamento. A professorinha se acha na função de mostrar-lhes outras possibilidades. Pena que seja tudo tão maniqueista, quadrado. Não há nuances nas personalidades dos personagens. É quase uma novela de tão superficial.
Merecem atenção as 3 atrizes que interpretam os papéis principais ao lado de Julia Roberts. Kisten Dunst, que acaba virando a vilã mas na verdade não passa de uma infeliz esposa, Julia Stiles, que tem tudo para ser uma grande advogada preferindo porém, casar-se e ter filhos e Maggie Gyllenhaal, a única liberada do grupo, incluindo até a professora, que não convence no seu papel de moderna, nunca parece natural nem que faz as coisas por convicção. Tem-se a impressão de ser uma coitada mesmo, que chegou ali meio sem saber o por quê. Se era tão moderninha assim, por que cargas d´agua, caiu nos braços do professor de italiano garanhão que seduzia todas as suas alunas ingênuas?
Os papéis secundários também são muito mal