Sociologia e Questao Social
1) A partir do texto de Eric Hobsbawm explique com suas palavras a seguinte frase: “A revolução industrial explodiu?”
R: Com aparecimento das novas indústrias e instrumentos de produção, as sociedades humanas já não mais produziam apenas para seu sustento, passando a produzir em grande escala em menor tempo. A partir daí acontecem várias transformações, tanto na vida da sociedade, como o aparecimento de novos mercados e serviços. Este processo de produção rápida e constante é até hoje ilimitado. A Revolução Industrial trouxe consigo além do progresso a miséria e o descontentamento, não só da classe pobre, mas também aos comerciantes e a pequena burguesia.
2) Para que a Inglaterra se tornasse a nação de referência em relação à Revolução Industrial, foram desenvolvidas estratégias políticas e econômicas fundamentais. Apresente os argumentos desenvolvidos pelo autor.
R: A Inglaterra possuía uma economia bastante forte e um Estado suficientemente agressivo para conquistar os mercados de seus competidores. A Grã-Bretanha possuía uma indústria admiravelmente ajustada à Revolução Industrial pioneira sob condições capitalistas e uma conjuntura econômica que permitia que se lançasse à indústria algodoeira e à expansão colonial.
3) O que era necessário para se obter resultados desejáveis na industrialização?
R: - Necessitava de mão-de-obra; - Desprender o homem de seu passado sócio histórico; - Conseguir trabalhadores com as qualificações e habilidades necessárias; - Adequar o trabalhador à lógica do sistema capitalista.
4) Explique a frase de Eric Hobsbawm: “No coração da Revolução Industrial” ocorreu um processo de mudança social, econômica (instrumentos de produção) e política acompanhado de uma catastrófica desarticulação na vida das pessoas comuns. Um moinho satânico que triturou os homens transformando-os em massa
R: As mudanças geradas pela Revolução Industrial favoreciam apenas as