CELULAS
O núcleo celular, organelo primeiramente descrito por Franz Bauer, em 1802, é uma estrutura presente nas células eucariontes, que contém o ADN (ou DNA) da célula. É delimitado pelo envoltório nuclear, e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares. O núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula, e armazenar as informações genéticas da célula. O seu diâmetro pode variar de 11 a 22.25 μm.
Componentes do núcleo
A célula esta sempre em constante atividade o que inclui a sua divisão, originando novas células.
Durante a divisão celular o núcleo passa por intensas modificações, perdendo a sua individualidade logo no início do processo e se reorganizando ao final da divisão.
Quando a célula não esta em divisão o núcleo apresenta toda a sua estrutura organizada e em condições de ser estudada. Falamos.então em,núcleo interfásico, formado por carioteca ,cariolinfa, cromatina, nucléolos.
Carioteca
O termo teca é muito usado em Biologia no sentido de casca, envoltório, receptáculo e outras acepções semelhantes. Aqui, o que melhor se aplica é o de envoltório. Como cario significa núcleo, carioteca significa envoltório do núcleo, sendo, portanto sinônimos de envoltório nuclear.
A carioteca não é uma membrana simples, mas dupla: uma interna e uma externa. Apesar de separar o material nuclear do citoplasma, apresenta diversos poros, que permitem a passagem controlada de certas moléculas entre o núcleo, e o citoplasma.
Quanto à composição, tanto a membrana externa quanto a interna são lipoprotéicas semelhantes, portanto, à membrana plasmática.
A membrana interna e a externa são separadas por um espaço, o espaço perinuclear.
Cariolinfa
A cariolinfa é toda a massa fluida limitada pela membrana interna da carioteca e onde se situam o nucléolo e a cromatina.A cariolinfa também identificado por carioplasma e nucleoplasma
Cromatina