Sociologia e pedagogia
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
PESQUISA: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DIRECIONADA ÀS PRÁTICAS DE ENSINO INCLUSIVAS
2 DESENVOLVIMENTO 4
TEXTO I: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
TEXTO II: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
CRÍTICA PESSOAL
4 CONCLUSÃO 7
ENCERRAMENTO DO TRABALHO
REFERÊNCIAS 8
REFERÊNCIAS DA COLETA DOS DADOS USADOS NA INTRODUÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO
1 INTRODUÇÃO
AVANÇO GARANTIDO: Para reverter o quadro crítico de defasagem idade/série, o diretor Amarildo criou classes de aceleração com currículo enxuto e avaliação flexibilizada.
(...) O programa de correção de fluxo A Hora é Essa - avanço excepcional,criado pelo diretor e professor Amarildo Reino de Lima – consistiu na organização de turmas de aceleração para alunos com histórico de pelo menos um ano de repetência.O fator que contribuiu com o projeto foi a disposição para enfrentar a defasagem de idade/série,um problema que leva 19% dos jovens a abandonar os estudos todos os anos (...).
‘’(...) Quando assumi a escola , janeiro de 2008,existia a cultura da aula pronta. Assim repetiam a rotina,ano após ano’’ ,conta Amarildo.Para acabar com a acomodação o gestor e professor apresentou à equipe a nova proposta de trabalho,destacando o papel que cada um teria a partir daquele momento. ‘’A resistência foi grande ,pois nenhum deles tinha experiência com aceleração’’,lembra. Para tornar o projeto viável,foi preciso rever dois elementos que resumem a essência da atividade escolar: ‘’o que’’ e ‘’como’’ ensinar.De início era primordial definir quais conteúdos deveriam ser recuperados e revisados(tanto os que não foram aprendidos como aqueles que foram esquecidos).
Para mudar as formas de dar aula e avaliar, o gestor e professor contou com o apoio da equipe de coordenação: Francilene Santos, Adriana Teixeira Silva e Rosane Dornelas Rosa. Depois de selecionarem com os professores