Sociologia da Educação - Pedagogia
Curso de Pedagogia
Disciplina: Sociologia da Educação
Professora: Magda Maciel de Oliveira
Aluno(a):
RGM:
Polo:
Atividade – Aula 02
A expansão do capitalismo industrial provocaram alterações na Educação, ampliando o quadro de problemas investigados pela Sociologia da Educação no século XX. Quais são essas novas questões incorporadas?
- Com a expansão do capitalismo industrial, a formação educacional converte-se em formação permanente, o planejamento da educação ganha escala mundial os espaços utilizados para a formação perdem a aparência de neutralidade e mostram as contradições econômicas, as lutas políticas e a descriminação social.
- Além das iniciais, a sociologia da educação incorpora novas questões para estudar, decorrentes do desenvolvimento capitalista no mundo: a formação permanente, o planejamento global da educação, a politização das atividades educacionais, a participação desigual das crianças, dos adolescentes e dos adultos nas atividades educacionais e culturais devido á sua origem social.
- Estudantes, professores, intelectuais, grupos sócias e extensas camadas da sociedade, comprometidos com a educação, influem nas instituições escolares e universitárias, expõem suas pretensões e projetos educacionais, ou então apontam a crise dessas instituições, sugerindo alternativas para elas. Aí estão mais problemas analisados pelos sociólogos.
Segundo Oliveira (2000) qual é o conceito sociológico da educação? A educação constitui-se uma das atividades básicas de uma sociedade humana, qual a sobrevivência depende de transmissão de sua herança cultural aos mais jovens. Sendo que toda sociedade encontra méis de perpetuar sua herança cultural, ensinando os costumes instituídos do grupo aos jovens.
Podemos considerar a educação como um processo pelo qual a sociedade usa transmitir seus costumes, suas tradições, habilidades e etc, isto é sua cultura como um todo, aos jovens. Assim, a criança se socializa porque aprende regras comportamentais