Sociologia - Weber
Graduação em Relações Internacionais
Seminário sobre A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, de Max Weber
Ana Cláudi Schmidt
Bruno Dornelas
Mariana Sales
Natasha Barbieri
Belo Horizonte
2012
1. O ponto de partida da investigação sociológica proposta por Weber em “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”.
Primeiramente antes de se estudar qualquer coisa o autor afirma que os problemas da historia universal, o produto da moderna civilizaçãoeuropéia estará sujeito à indagação de quais combinações de circunstâncias se pode atribuiro fato de na civilização ocidental, e só nela, terem aparecido fenômenos culturais que, como queremos crer, apresentam uma linha de desenvolvimento de significado e valoruniversais. Weber consegue diferenciar como profissões, encargos e funções são empregados diferentemente no Ocidente e no Oriente. Assim usa do exemplo das instituições educação superior, as nossas Universidades, já existiram em lugares como a China e no Islão. Mas Universidades como vemos hoje em dia se construíram a partir da especialização como papel dominante na nossa cultura atual.
Para explicar essa mudança entre as duas partes do mundo Weber tem que explicar o papel da religião, e como ela pode afetar a sociedade. Deste modo, as diferenças entre as religiões tem um ponto central no direcionamento e na estrutura do perfil traçado pela sociedade econômica em que vivemos, e as nossas diferenças de desenvolvimento cultural, de acordo com o “domínio” que a religião exerce sobre as outras áreas de interação humana. Assim serão analisados o Calvinismo e outras vertentes protestantes para explicar essas diferenças, uma vez que, o Calvinismo que foi imposto no século XVI em Genebra e na Escócia, consiste na forma mais intolerável de controle eclesiástico do indivíduo que já pôde existir.
2. A relação entre o desenvolvimento econômico e as