Weber sociologia
Resposta: Ações racionais, Também conhecidas como racionais por valores, ações tomadas com base nos valores do indivíduo, mas sem pensar nas conseqüências e muitas vezes sem considerar se os meios escolhidos são apropriados para atingi-lo.
Ações instrumentais: Também conhecidas como ação por fins, ações planejadas e tomadas após avaliado o fim em relação a outros fins, e após a consideração de vários meios e conseqüências para atingi-los. Um exemplo seria a maioria das transações econômicas
Ações afetivas: Ações tomadas devido às emoções do indivíduo, para expressar sentimentos pessoais. Como exemplos, comemorar após a vitória, chorar em um funeral seriam ações emocionais.
Ações tradicionais: Ações baseadas na tradição enraizada. Um exemplo seria relaxar nos domingos e colocar roupas mais leves. Algumas ações tradicionais podem se tornar um artefato cultural.
(2) Quais são os fundamentos de legitimidade da dominação para Max weber?
Resposta: Existem em princípio três fundamentos da legitimidade, ou três formas de dominação política. A dominação carismática, exercida pelo demagogo, isenta de respaldo racional, com base na fé e na mitificação. A dominação legalista, fundada em regras estabelecidas a partir de um estatuto legal e de uma competência positiva, conforme vivemos no Estado contemporâneo. E a dominação tradicionalista, dos patriarcas, monarcas e senhores de terras, baseada nos hábitos, costumes e na autoridade da herança. Isto é a política como Vocação.
(3) Qual a diferença entre teoria de rotulação e de controle? Cite exemplos das duas teorias.
Resposta: Teoria de rotulação: Surge na década de 1960. O crime não é uma qualidade ontológica da ação, mas o resultado de uma reação social. O crime não existe. O criminoso apenas se distingue do homem normal devido à rotulação que recebe de criminoso pelas instâncias formais de controle. A sociedade é que rotula (etiqueta ou carimba) as