Sociologia- Weber
Quem foi Max Weber:
Karl Emil Maximilian Weber que é considerado um dos fundadores da sociologia foi um intelectual alemão possuindo doutorado em direito e também cursos de economia política, história e teologia. E além de ser um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, também teve influência na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração.
Era uma pessoa influente também na politica alemã daquela época, pois foi consultor dos negociadores alemães no Tratado de Versalhes e da comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar.
Seu trabalho era reservado para o estudo do capitalismo e do chamado processo de racionalização e desencantamento do mundo. Mas seus estudos também deram contribuição importante para a economia. E nas suas reflexões sobre a sociologia da religião, elaborou sua obra mais famosa “A ética protestante e o espírito do capitalismo”.
Biografia:
Max Weber nasceu em 21 de abril de 1864 e foi o primeiro filho de Max Weber e Helene Fallenstein, que era pais que estimulavam intelectualmente todos os membros da família desde cedo, assim seu irmão mais novo Alfred Weber, também se tornou um sociólogo e economista que desenvolveu uma importante sociologia da cultura.
Max weber entrou para a faculdade de direito na Universidade de Heidelberg, onde seu pai havia feito, mas depois se transferiu para a Universidade de Berlim, onde em 1889 obteve o doutorado em direito, que se juntou a alguns cursos de economia política, história e teologia que ele já tinha.
Em 1893 casou-se com Marianne Schnitger, que se tornou uma feminista e estudiosa. E que após a morte de weber se tornou a biografa dele e de sua obra.
Um ano após se casar com Marianne foi nomeado professor de economia na Universidade de Freiburg e posteriormente na Universidade Heidelberg. Mas após a morte de seu pai Weber sofreu uma grande depressão, deixando de realizar atividades regulares de ensino ou científicas em um período de tempo,