sociologia - trabalho
Questões do Trabalho
1) Qual a definição de trabalho apresentada no texto?
Trabalho existe desde o primeiro momento que o homem se humanizou. Se caracterizando pela ação produtiva, que necessita de capacidades físicas e mentais, destinadas a satisfazer as necessidades humanas. Trabalho caracterizava como sofrimento.
2) Qual a relação de trabalho com o sofrimento? Apresente três razões que justifique tal relação.
Durante boa parte da história ocidental o trabalho foi considerado como uma atividade depreciável, pois por muito tempo foi associado à atividade de escravo. Trabalho era caracterizado por um instrumento de tortura feito por três estacas ou mourões que servia para torturar escravos, o fogo sagrado e, como castigo, teve que trabalhar para viver. Do mesmo modo, na história bíblica, Adão como castigo teve que trabalhar para viver. No Brasil colônia não foi diferente. Trabalho manual era tarefa de escravo, de seres sem cultura e sem capacidade intelectual.
3) O que se entende por sociedade intelectualista, ou sociedade do conhecimento?
É a parcela da sociedade que detém o conhecimento visando minimizar as desigualdades sociais, econômicas, e todas as mazelas proporcionadas pelas não conformidades do meio. Para os intelectualistas a educação de qualidade é a chave para uma sociedade mais idônea. Tais consideram que o capitalismo não investe na educação, pois lucra em cima da ignorância do povo e que caso um dos pilares da sociedade capitalista (economia, força militar e política) sofra um colapso, o sistema cai tornando a sociedade refém de ações ainda mais depreciativas.
4) Apresente 3 diferenças do trabalho na sociedade feudal em relação ao trabalho industrial?
No feudalismo o trabalho era servil, o pagamento era a troca, os servos recebiam pequenos terrenos para trabalhar pelo seu sustento, Mas tinham que pagar taxas aos senhores, enquanto no industrial era assalariado.
No feudalismo o trabalhador era servo da terra de propriedade