sociologia - senso comum
1) Dados da PMERJ, indicam que o número de roubos e furtos a moradores e transeuntes, dobraram no período de 1 ano, nos arredores do bairro do Flamengo. Assim, um grupo de patrulhamento, autointitulado “Justiceiros”, formou-se no intuito de suprir a omissão do Estado no quesito Segurança Pública. Fazendo justiça com as próprias mãos, agindo em defesa da família, da ética e dos bons valores, restou ao cidadão de bem a Legítima Defesa.
2) O Sistema educacional falhou, está abandonado. A situação da maioridade penal, teria que ser revista. Não se tem políticas assistências que funcionam, o menor passou 11 dias em um núcleo de assistência e foi embora sem nenhum empecilho. Foi dito, ainda, que uma estrutura familiar para educá-lo, não existe. Mostrar sua indignação, sem que esta se transforme em uma arma contra a Lei, pois violência gera mais violência, seja a praticada pelo cidadão ou pelo policial. Com conhecimento dos fatos e por base aquilo que é concreto: a Análise Crítica, a Pesquisa e a Reflexão, utilizemos o Senso Crítico, onde o indivíduo passa a pensar e refletir e possamos nos perguntar se é possível melhorar, pois, não se deve aceitar as coisas sem questionamentos.
1) A Liberdade de Expressão é um direito de todos, mas partindo de princípios éticos. Pois, é mais fácil ficar ao lado da maioria, mesmo que errada,