SOCIOLOGIA PÚBLICA: Um caminho para o ativismo sociológico*
“Vocação é diferente de profissão. Na vocação a pessoa encontra a felicidade na própria ação. Na profissão o prazer se encontra não na ação. O prazer está no ganho que dela se deriva.”
Rubem Alves
RESUMO
Este trabalho discute a sociologia pública como caminho para a prática do ‘ativismo sociológico’, entendido como atitude ética embasada em conhecimentos e teorias sociológicas. Para isso, buscou-se contextualizar o surgimento da sociologia enquanto campo de conhecimento científico e analisar o seu papel face à consolidação do neoliberalismo.
Investiga-se também o que é a “sociologia pública” no contexto das demais sociologias tipificadas por Michael
Burawoy. Ao final, a partir do entendimento do que se denomina “ativismo sociológico”, recomenda-se o estímulo e o fomento de laboratórios interdisciplinares para pesquisar o impacto do conhecimento sociológico em diversas áreas dos saberes humanos e o desenvolvimento em programas de pesquisa e extensão de uma metodologia de qualificação para
‘ativistas sociológicos’ numa perspectiva transdisciplinar.
Palavras-chave: ativismo sociológico, sociologia pública, transformação social.
SUMÁRIO
1. Introdução 2. Conhecimento científico e o surgimento da sociologia 3. A ordem mundial: globalização, neoliberalismo e os limites da sociologia tradicional (profissional) 4. O argumento da sociologia pública 4.1.
Sociologia pública ou sociologias públicas? 4.2. A repercussão da sociologia pública 5. Da sociologia pública ao ativismo sociológico: considerações finais 6. Referências
*
**
Artigo apresentado como requisito parcial para conclusão da especialização em Sociologia
Gestor Público, especialista em Sociologia.
1
1 - INTRODUÇÃO
A Sociologia, enquanto disciplina, soma-se à
Ciência Política e à Antropologia no campo das Ciências
Sociais e ocupa, assim, relevante posição na educação brasileira. Essa