Sociologia Norbert Elias
Elias foi responsável pelo desenvolvimento de uma teoria social inovadora, que serviu para alargar o campo dos estudos sociológicos voltados à elucidação de processos sociais, ou seja, dos processos de interação humana no âmbito da sociedade.
As obras de Elias destacam-se por tratar de relação entre poder, comportamento, emoção, abarcando conhecimento sociológico, psicológico, antropológicos e históricos.
Sendo tardiamente descoberto, Elias trouxe para a sociologia conceitos novos, ideias novas, novas abordagens a respeito do desenvolvimento da sociedade e das mudanças históricas do desenvolvimento dos indivíduos individual e socialmente.
O reconhecimento tardio veio apenas na década de 70 com a publicação de A sociedade de corte. A obra mais conhecida e dada como uma das mais importantes foi os dois volumes de O Processo Civilizador, publicado em 1939.
A principal obra de Elias, O Processo Civilizador:
Nesta obra-prima fascinante, divertida e muito acessível, Elias analisa a história dos costumes, concentrando-se nas mudanças das regras sociais e no modo como o indivíduo as percebia, modificando comportamento e sentimentos. Trata especificamente da mudança nos costumes da sociedade europeia que se processa entre os séculos XIII e o século XIX. Este período, como ele destaca, desenvolve-se aquilo que ficou conhecido como sociedade de corte. O final do período estudado, já no século XIX, tem o início da sociedade burguesa, que conhecerá ao longo do século XX um novo processo de mudança nos costumes. Mas além de tratar da história desta mudança,