Sociologia nao formal
Etapas de Formação de um Educador Social
Diário de Campo de Formação
Junho de 2010
"Educador Social? Da mesma forma que outros educadores possuem, para lá de um saber pedagógico comum, habilitações próprias para o exercício da sua actividade profissional em determinados domínios ou sectores de ensino, os educadores sociais estão especificamente preparados para desenvolver uma acção educativa em espaços socio-comunitários. Nestes espaços, o seu desempenho profissional cruza-se, inevitavelmente, com o de outros intervenientes na área do trabalho social. A identidade dos educadores sociais desenvolve-se assim num duplo movimento de aproximação/demarcação relativamente quer aos educadores-professores quer aos trabalhadores sociais. Se com os primeiros partilham a referência ao saber pedagógico, com os segundos partilham a referência ao mesmo terreno de intervenção."
Isabel Baptista in apagina.pt
Índice
Introdução 3
Reflexão Sobre a Escolha do Curso de Educação Social 3
Expectativas em relação aos objectivos propostos na Unidade Curricular 3
Perspectiva inicial sobre o que é a Educação Social 3
Sintese reflexiva sobre as principais temáticas abordadas: 3
Bibliografia Consultada 3
Principais avaliações de acompanhamento do trabalho realizado 3
Conclusão 3
Bibliografia 3
Anexos 3
Introdução
“ Esta consiste num processo permanente em que, como ser inacabado e curioso, a pessoa afirma e constrói a sua especificidade humana, interrogando-se, construindo conhecimento sobre o mundo e sobre a forma de nele intervir, é neste sentido que é possível sustentar que o acto de aprender é tão necessário natural e inevitável como respirar” (Canário, 2006, pp.159)
O presente trabalho surge na disciplina de Sociologia da Educação Não Formal por solicitação da Docente Doutora Leonor Teixeira, mas poderia simplesmente ser um diário de construção educativa de uma futura Educadora Social. Tem como principal