Sociologia na Sociedade
Diferencie o método adotado por Weber em relação ao Durkheim.
Resposta: Para Durkheim ele diz que a sociedade existe por causa do coletivo, pois o coletivo é que faz o individuo, e não o individuo que faz o coletivo.
Dai que ele constrói o conceito de Fato Social que é toda forma de pensar, sentir e agir da sociedade coletivamente tem três características básicas que permitirão sua identificação: Geral, exterior e coercitivo.
Geral – pois uma determinada característica se encontra em várias sociedades, mas ela se manifesta de maneira diferente. Ex: O casamento é um fato social porque ele está presente em todas as sociedades tanto no mundo ocidental como no oriental, está presente em todas as sociedades;
Exterior – que pode existir independente que um individuo exista ou não. Ex: A sociedade adotou que todos deviam sempre vestir roupas quando fossem sair na rua.
Coercitivo – que significa que a sociedade tem um determinado costume, e esse costume devem ser mantidos pelo coletivo, caso alguém queira agir de forma diferente vai ser sancionado pelo grupo. Ex: Todos na sociedade sempre que vai à rua sempre sai vestido de roupa. Se uma pessoa sair sem roupa (nú) na rua vai ser censurado pelas pessoas que estão passando, chamando essa derterminada pessoa de doido e a policia pode prende-lo alegando atentado ao pudor.
Já Max Weber diz que as relações sociais existem porque o individuo por uma determinada ação com um sentido vai influenciar outra pessoa vendo essa ação, o que ele chama da Ação Social.
E ele classifica essa ação através de quatro tipos: Ação social em relação a fins, Ação social em relação a Valor, Ação Social em relação à Tradição, e Ação Social em relação a sentimento.
Só vai existir uma ação social se uma pessoa entender o sentido da ação.
Pode se concluir que Weber constroi seu pensamento sociológico nos indivíduos, que vão responder a outros, porque esse entendeu o sentido. Ou seja, o individuo que faz ação social,