Sociologia na minha área
Contribuições da Minha Profissão para a Sociedade do Futuro
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Sociologia
RESUMO Esta pesquisa acadêmica tem como principal objetivo mostrar de forma dinâmica a Engenharia Mecânica. Serão abordados tópicos como o surgimento desta profissão, os primeiros cursos e nomes de profissionais que contribuíram tecnicamente para a área. Atualmente, quais são as principais revistas científicas, congressos e centros de referência e a importância da Engenharia Mecânica para as futuras gerações. O papel do profissional perante o crescimento sustentável. Como referência, entrevistamos profissionais atuantes nesta área. Afinal, desde o surgimento da roda, a Engenharia Mecânica está diariamente presente no cotidiano de todos. Palavras-chave: Engenharia mecânica; Sociedade; Crescimento sustentável.
1 INTRODUÇÃO
A engenharia mecânica é a aplicação da matemática, física e outras ciências básicas no projeto, construção, análise, manutenção e operação de sistemas mecânicos. Sistemas mecânicos são constituídos por elementos físicos construídos pelo homem ou presentes na natureza.
A engenharia mecânica é didaticamente dividida em diversas áreas que frequentemente se entrelaçam nos diversos ramos de atuação. Destas áreas, aquelas mais próximas à física são chamadas ciências mecânicas e servem de base teórica às áreas de direta aplicação da engenharia. As ciências mecânicas pouco abordam aspectos tecnológicos e práticos, tratam de conceitos básicos bem estabelecidos e que muito dificilmente se tornam ultrapassados.
A mecânica geral engloba áreas fundamentais da física, podendo ser separada em estática e dinâmica. Suas abordagens mais conhecidas são: clássica, de Lagrange e a dinâmica dos corpos
2 rígidos. Ainda que a mecânica geral inclua teorias fundamentais de dinâmica, teorias mais sofisticadas a respeito fogem ao tipo de abordagem, que geralmente trata de corpos inflexíveis e é pouco viável