A contribuição da Sociologia na área de Ciências Contábeis
A contabilidade inicia da necessidade de registrar e controlar o patrimônio. Vimos isto já nas primeiras civilizações quando as pessoas faziam rabiscos em suas cavernas com finalidade de registrar e controlar seus bens e patrimônio. A sociologia assim como a contabilidade desde seu surgimento interpreta as unidades que formam a sociedade, ou seja, os fenômenos sociais e econômicos, tentando explicá-los, analisando os homens em suas relações de interdependência. Buscando a compreensão das diferentes sociedades e culturas.
A partir de então podemos perceber que tanto a sociologia ou a contabilidade surgem das necessidades da sociedade. Sendo que nas ciências contábeis a finalidade é o acumulo de bens (Patrimônio), na sociologia partimos para a interpretação das classes sociais, a sociedade é o centro da base sociológica.
Sabemos que a sociologia estuda cientificamente a vida social e a sociedade em um contexto mais amplo, isto ajuda a área contábil a entender o perfil, a cultura e os valores que permeiam este grupo.
DESENVOLVIMENTO
SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
A sociologia desenvolveu - se enquanto ciência no século XIX, influenciada sobre os impactos causados pelas duas grandes revoluções: A Revolução Francesa e a Revolução Industrial.
O homem e a sociedade tornam - se preocupação cientifica, com isso nasce a antropologia, a economia política e a sociologia, iniciando uma nova dimensão para as ciências humanas. A ciência sociológica não foi fundada apenas por uma pessoa, mas é fruto de vários pensadores.
A sociedade começa a se industrializar, com isso suas relações torna-se mais complexas e o social passa a ser objeto de estudo para Montesquieu (1689-1755) e Rosesseau (1712-1778). Montesquieu tenta explicar a origem das instituições políticas e relatar sobre a divisão de poderes no estado, já o Rousseau reelabora aspectos da organização social que serviriam de bases ideológicas para a Revolução Francesa (1789).
Os teóricos da