sociologia - minorias
CURSO DE ENFERMAGEM- BLOCO II
MINORIAS
COMPONENTES:
TERESINA/PI
NOVEMBRO DE 2014
Sumário
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Referências bibliográficas
Introdução
Minorias são grupos marginalizados dentro de uma sociedade que esteja em inferioridade numérica ou em situação de subordinação socioeconômica, política ou cultural, em relação a outro grupo, que é maioritário ou dominante em uma dada sociedade. Devido aos aspectos econômicos, sociais, culturais, físicos ou religiosos.
Uma sociedade ou grupo particular caracterizado por aspirar um modo próprio de viver que a distingue do conjunto e que, de certo modo, a põe a parte ou a exclui socialmente. Com o crescimento cada vez maior da globalização, as culturas vêm sofrendo alterações comprometendo as identidades culturais. É uma espécie de “rotulação” mundial da cultura ou uma globalização cultural.
Na sociedade consumista os meios de comunicação em massa determinam o que devemos comer vestir, assistir, ouvir, usar, comprar, entre outras imposições.
Desenvolvimento
As diferenças nas sociedades, com o crescimento cada vez maior da globalização, as culturas vêm sofrendo alterações comprometendo as identidades culturais. É uma espécie de “rotulação” mundial da cultura ou uma globalização cultural. Na sociedade consumista os meios de comunicação em massa determinam o que devemos comer vestir, assistir, ouvir, usar, comprar, entre outras imposições.
A complexidade e diferenciação Nessa sociedade que se massifica, se padroniza e se assemelha, surgiram grupos que começaram a se distinguir do conjunto da população.
Cada grupo que surgia procurava mostrar a sua peculiaridades, aquilo que de alguma forma deixava evidente quem eram os