ginastica olimpica
Slide 2 Suna
A ginástica artística, também conhecida no Brasil por ginástica olímpica, é uma modalidade de ginástica onde os atletas realizam um conjunto de exercícios em aparelhos oficiais. Movimentos estes que revelam força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.
Os aparelhos da ginástica artística masculina diferenciam-se dos aparelhos disputados na ginástica artística feminina no seguinte aspecto: enquanto os aparelhos masculinos procuram demonstrar a força e domínio do ginasta, os aparelhos femininos dão um destaque maior à vertente artística e à agilidade.
Slide 3 cesar
As competições oficiais de ginástica olímpica são reguladas pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) que estabelece normas e calendários para todos os eventos internacionais. Já as competições nacionais são regulamentadas pelas diversas federações locais. Cabe também à FIG a responsabilidade sobre o Código de Pontuação, a publicação que orienta os ginastas, técnicos e árbitros na elaboração, composição e avaliação das séries em todas as provas.
A prática da ginástica olímpica proporciona benefícios como flexibilidade, concentração, coordenação motora, sociabilidade.
Slide 4 e 5 video
Slide 6 e 7 camila http://atividade-fisica-saude.blogspot.com.br/2012/05/alongamento-flexibilidade-qual.html Slide 8 Rafael
Curiosidades
Sem dúvida, a pergunta que persegue constantemente aqueles envolvidos diretamente com a GA é: o treinamento prejudica o crescimento em estatura? Em especial no Brasil, essa dúvida parece ter encontrado respaldo e muitos acreditam que as ginastas serão menores em decorrência do treinamento sistematizado da modalidade. A questão gerou um paradigma, criando um mito em torno da GA. O relato de técnicos e de professores aponta como uma das consequências desse mito o fato de muitos pais proibirem a filha de praticar GA, pois temem o comprometimento da estatura final na vida adulta. Certas afirmações