Sociologia jurídica
Sociologia Aplicada ao Direito – Tania M. L. Torres
I – Introdução
O estado é uma corporação ou comunidade de indivíduos sujeitos às mesmas regras ou estatutos,com iguais direitos e obrigações:uma pessoa jurídica criada por uma ordem normativa.Do ponto de vista jurídico o Estado é pois ‘’o problema da ordem jurídica nacional’’.
II- Mecanismos de socialização
1.Socialização são processos de constituição de formas padronizadas de interação social profundamente enraizadas na constituição biológica,psicológica e social dos seres humanos.
2.Justamente porque os mecanismos de socialização não criam a motivação suficiente para que os indivíduos correspondam às expectativas, a tendência é surgirem variadas formas de comportamento desviante,que comprometem a estabilidade e a mobilidade dos sistemas sociais (da cultura,da personalidade, etc).
3.Se a sociologia é confundida com filosofia social , essa continuidade analítica é perebida como contrastante,refletindo concepções antagônicas de sociedade,posturas mutuamente exclusivas acerca do controle social.
III-Controle social:Classificação
1.Exercício do Direito e dever do cidadão.Fiscalizar,monitorar,influenciar e questionar as ações do administrados público.Conflitos sociais podem ser classificados de modo sistemático,em função do esforço de manipular a motivação, geralmente mediante identificação artificial dos interesses.
2.Outro mecanismo de controle social é o insulamento-isolar o comportamento desviante,interromper o contato do individuo com a instituição e com isso restringir suas atividades transgressoras. 3.O terceiro mecanismo de controle social é a reintegração, intimamente relacionado com o insulamento,focalizado na punição proporcional à seriedade da falta pelo infrator,ou seja, à gravidade da conduta passada.A reintegração, orienta-se ao futuro, tem como objetivo a prevenção do crime,não apenas a incapacitação, mas sua