Sociologia geral
Aluno (a): Laís Cure Souza de Carvalho.
Professor: Tiago Themudo.
Data: 17/09/2012
Curso: Jornalismo
Turno: Noite Primeiro Capitulo: O Surgimento.
1° Parágrafo: A Sociologia surgiu a partir das primeiras manifestações do pensamento moderno. Inicialmente não estava incorporada ao saber científico, no entanto, desde Copérnico até a era moderna foi incorporando-se nas ciências naturais e sociais. Portanto houve assim uma desagregação da sociedade feudal e da consolidação da sociedade capitalista. (Página: 11)
2° Parágrafo: O início da Sociologia como ciência inclui circunstâncias diversas, históricas, intelectuais e práticas. Surgindo em meia a desagregação da sociedade feudal e estruturação da sociedade capitalista em conjunto com pensadores que queriam compreender as mudanças sociais existes na época. Em conclusão, verifica-se que as mudanças sociais foram responsáveis pelo impulso do surgimento da Sociologia. (Página: 11)
3° Parágrafo: A partir do século XVIII, com as mudanças na história do pensamento ocidental e o surgimento da Sociologia, ocorreu um acontecimento importante nesta época, como as primeiras transformações econômicas, políticas e culturais que se evoluirão e desencadearam novos tipos de problemas que naquela época eram inéditas para os homens que experimentavam as mudanças da sociedade europeia. Portanto, a sociedade testemunhou um processo histórico que revolucionou e mudaram agressivamente os pensamentos e as altitudes das pessoas com as duas revoluções do século. A revolução industrial e francesa que estavam passando pelo mesmo processo de instalação da sociedade capitalista. (Página: 11)
4° Parágrafo: A revolução industrial foi muito mais do que a chegada das máquinas a vapor e dos seus aperfeiçoamentos nos métodos produtivos, foi acima de tudo a vitória dos empresários