Genética
Disciplina: Psicologia
Índice Índice 2 Índice de Ilustrações 2 Introdução 3 A Psicologia e a Genética 4 O que é a Psicologia? 4 O que é a genética? 4 Agentes Responsáveis pela transmissão hereditária 4 Conclusão 6
Índice de Ilustrações Ilustração 1 - Espermatozoides e óvulo 4
Introdução No decorrer do ano lectivo foi-nos proposta, pela professora de Filosofia, a realização de um trabalho de grupo acerca da Genética e, como está ligada com a disciplina em questão. Assim, com este trabalho pretendemos entender como ambas funcionam e como se interligam entre si. De que maneira se transmitem características de geração para geração, como podem seres da mesma espécie serem tão semelhantes e, ao mesmo tempo apresentarem tantas diferenças são apenas muitas das questões que podemos colocar.
A Psicologia e a Genética
O que é a Psicologia? A palavra Psicologia deriva da junção de psiquê + logos que significa o estudo da alma ou mente. Atualmente a psicologia é definida como a ciência que estuda os comportamentos (comer, dormir, falar, andar, escrever, chorar, rir, etc,.) e os processos mentais, sendo que estes dependem de fatores hereditários e socioculturais.
O que é a genética? A palavra Genética deriva do grego genno que significa fazer nascer. A Genética é definida como a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação de organismos. Assim, é a área da biologia que estuda como se transmitem características de geração para geração.
Agentes Responsáveis pela transmissão hereditária Genes, Cromossomas Tudo começa com a junção do óvulo (gâmeta ou germinal feminino) com o espermatozoide (gâmeta ou germinal masculino) que vai originar o ovo ou zigoto, a primeira célula que constitui um indivíduo. É a partir das células reprodutoras (gâmetas) que é transmitido a cada ser humano as suas características hereditárias.
Ilustração 1 - Espermatozoides e óvulo
Esta primeira vai posteriormente dividir-se em