Sociologia Funk Ostenta O
O funk ostentação tem por finalidade mostrar o valor dos bens materiais e o como são importantes para a felicidade dos demais, principalmente aqueles que estão à margem da sociedades, excluídos financeiramente. Com isto, impregnar os valores inseridos pelas novelas e pela sociedade de que “você vale o que possui”, acabando assim despertando a necessidade de possui-los. Por vezes acabam caindo no mundo do crime, para que se exista a possibilidade de aquisição destes bens. O consumo responsável prevê que a pessoa ou instituição escolha e produza para a melhoria de vida de cada um, de acordo com suas necessidades. Assim como o consumo consciente que indica apenas que a sua utilidade seja indispensável, visando suas consequências, preocupando-se com as futuras gerações. E o consumo verde busca melhor qualidade e preço, preferindo sempre a preservação ambiental. Assim, a necessidade daqueles que praticam o funk ostentação, não é indispensável, é apenas uma forma de protesto às classes superiores, importando com a satisfação própria, como se não existisse meio ambiente e que os fins não justificam os meios para se conseguir aquilo que tanto deseja. Esta necessidade está em sentido contrario ao consumo consciente.
- No curta-metragem Ilha das flores, o tomate é utilizado para exemplificar o modo de produção capitalista. Quais os pontos em comum observados ao comparar referida obra com o documentário “História das coisas”?
Fazer com que se reflita sobre o desperdício e a comparação entre as diferenças sociais são os pontos em comum dos dois vídeos. No documentário Ilha das Flores há uma reflexão entre a pobreza e a valorização das coisas. A globalização no