Eletr Nica De Pot Ncia Lista 1
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
LISTA DE EXCERCICIOS 1
NOME: MARCO ANTONIO COTTA DE SOUSA
MATRICULA: 00045294
MATERIA: ELETRÔNICA DE POTÊNCIA
BETIM
MARÇO/2015
1) Defina:
A - Eletrônica de Potência:
R: É a área da eletrônica dedicada ao chaveamento de dispositivos eletrônicos de estado sólido, para o controle da corrente e tensão e como conseqüência a potência.
B - Conversor:
R: Como o nome propriamente diz, “Conversor”, nada mais é do que um dispositivo eletrônico ou máquina, que converte um tipo ou forma de energia em outro, a exemplo podemos citar um conversar de corrente alternada-CA para continu-CC ou vice versa; um sistema de geração de energias , onde as turbinas convertem energia mecânica -hidráulica em energia elétrica.
2) Cite aplicações da eletrônica de potência.
R: Amplificadores de som de áudio; sistema de partida suave de motores “Softstartes”; Controladores industriais; acionamentos de maquinas elétricas e etc.
3) Cite os tipos de dispositivos eletrônicos utilizados em eletrônica de Potência.
R: Diodos de potência; O SCR; Transistores de junção bipolar( BJT’s); MOSFET’S de potência; TRIAC;Transistores Bipolares de porta isolada (IGBTs); Transistores de indução estática(SITs) e etc.
4) Cite os tipos e características que diferem os diodos de potência.
R:
Diodos padrão ou genéricos: Estes diodos apresentam um tempo de recuperação relativamente alta (≈ 25 µs) e, são utilizados em aplicações de baixa velocidade, onde o tempo de recuperação do componente não é crítico (retificadores, conversores de baixa frequência – 1kHz, conversores com comutação pela linha) . Estes diodos trabalham dentro de uma faixa que varia de 1 A até milhares de ampères e de 50 V até 5000 V.
Diodo de recuperação rápida: Estes diodos tem um tempo de recuperação baixo (>5 µs). São utilizados em conversores CC/CC e CC/CA, onde a velocidade de recuperação é importante. Estes diodos operam em uma faixa desde 1 A até