Sociologia em relação ao preconceito
Direito
Trabalho Disciplinar
Sociologia
São Carlos, 14 de novembro de 2012.
Centro Universitário Central Paulista – UNICEP
LUIS
1.Estatuto do Idoso (Lei n. 10.741 de 1º de outubro de 2003);
1.1Mulher e presa por maus tratos a idosos.
Este caso ocorreu em Campina da Lagoa , onde uma mulher de 42 anos foi presa depois de varias denuncias , acusada de maus tratos a dois idosos e posse ilegal de arma de fogo.
As vitimas um homem de 66 anos e uma mulher de 65 anos, eram na verdade o marido e a própria mãe da acusada.
Varias denuncias foram feitas, afirmando que a mulher estaria privando os idosos de cuidados médicos. O casal encontrava se em situação lastimável, além dos maus tratos as vitimas estavam vivendo em condições desumanas, no local a vitima ainda afirmou que não se alimentava a quase 1 semana.
A descoberta foi feita após o Conselho ir à casa da acusada para solicitar documentos para entrega de medicamentos, diante da recusa da mesma foi acionada a policia.
Art. 3o É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Fonte: http://www.itribuna.com.br/brasil/mulher-e-presa-por-maus-tratos-a-idosos-5024/
1.2.Idosos sofrem maus tratos em posto de saúde no Ceara
Uma senhora de 65 anos afirmou ter chegado durante a madrugada no posto de saúde correndo o risco de ser assaltada para que pudesse marcar uma consulta cm um ginecologista, e que não obteve atendimento.
Vários idosos foram encontrados sentados em frente ao posto aguardando por atendimento mais sem sucesso.
Foi informado também que um homem oferecia todos os dias fichas para atendimentos, e que essas fichas eram cobradas o valor de R$