Sociologia durkheim
ÉMILE DURKHEIM. Fato Social e Divisão do Trabalho (Cap. 4).São Paulo. Ática .2007
Neste capítulo, Durkheim mostra o fato de que a solidariedade orgânica se torna pouco a pouco preponderante. Essa preponderância pode ser comprovada das seguintes maneiras: Pela modificação das normas sociais ,Pelas alterações da consciência coletiva., Pelas transformações do conteúdo da consciência coletiva como por exemplo limitando a religião. Durkheim passa a fazer a separar entre os dois tipos de solidariedade no sentido de se determinar sinais de demarcação da transformação social . A transição das sociedades sem forma determinada ,desorganizadas ao mundo atual decorre de uma lei histórica: a preponderância progressiva da solidariedade orgânica.
1-Horda corresponde ao grau máximo de similitudes. Supõe-se uma semelhança completa entre os indivíduos, uma massa absolutamente homogênea, e com sobreposição da consciência individual pela coletiva.
2-Clã é a horda que deixou de ser independente para se tornar membro de um grupo mais extenso. Ele destaca-se da horda pela presença, ainda que mínima, de uma especialização responsável por uma diferenciação de funções, no que tange à divisão sexual (case da relação familiar) e a estruturação do poder (base da organização política). É isto que mantém o clã unido. O clã é um prolongamento da horda.
3-O tipo social constituído pela associação de clãs é denominado sociedades segmentares. Estas são formadas seguindo dois arranjos distintos: um se coloca do lado da outra os clãs numa série linear, e o outro os insere em grupos mais vastos, encadeamentos que formam associações dotadas de nome e vida próprios (aldeias, tribos).
4-As sociedades segmentares são organizadas de forma mista, por meio de alianças ao mesmo tempo familiares e políticas. Derivam de uma reunião e de uma junção entre as afinidades geradas pelos laços ancorados na comunidade de sangue e os vínculos