Sociologia do turismo
O Turismo é um fenómeno multidimensional e é por isso que um alargado leque de disciplinas científicas o tem vindo a eleger como objecto de investigação.
Como a sociologia foi das pioneiras em tais abordagens o seu objectivo é dissecar a sua relação com o turismo e analisa-lo como um fenómeno social.
A sociologia do turismo estuda as motivações, relações sociais e a interacção entre os indivíduos e grupos relacionados com a actividade turística, focando-se no comportamento humano em função do meio, a interacção entres indivíduos (visitante-visitado) e nos impactos dos turistas e nas sociedades que os recebem.
Marx
Revolucionário comunista que marcou a historia politica com ideias humanitárias, como promover uma sociedade igualitária, socialista, e que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva desse sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais.
As suas ideias influenciam a chamada revolução socialista, movida por metade da população mundial da época.
Marx faz uma crítica radical ao capitalismo, onde predomina a exploração do trabalhador pela Burguesia.
Socialismo Humanista que se preocupa principalmente com a alienação do homem.
Durkheim
O fenómeno social constitui-se do facto social (religioso, politico, literário, artístico) exterior ao individuo e determinador das suas acções.
A sociedade é exterior ao individuo e determina as interacções sociais.
No pensamento Durkheiniano a sociedade prevalece sobre o individuo, pois quando este nasce tem de se adaptar às normas já criadas, como leis, costumes, línguas, etc..
O individuo obedece a um serie de leis impostas pela sociedade e não tem direito a modifica-las.
Para Durkheim o objecto de