Gnosia Temp Ros

1685 palavras 7 páginas
Instituto de Ciências da Saúde - Farmácia
Disciplina de Farmacognosia II

Trabalho sobre temperos e seu uso farmacológico

Alecrim - Rosmarinus officinalis L., Família: Lamiaceae
Partes utilizadas: folhas e flores.
Constituição Fitoquímica:
Os resultados de sua análise fitoquímica designaram-na como uma droga derivada do ácido cafeico que, por sua vez, a insere nas drogas com ácidos fenólicos. (BRUNETON, J. 2001).
Composição química:
A droga extraída de unidades floridas e dessecadas contém entre 10 e 25 ml/kg de um óleo essencial, cujos constituintes principais são o alcanfor, 1-8 cineol, alfa- pineno, borneol e canfeno em proporções variáveis dependendo da origem e do estado vegetativo. Os compostos fenólicos se encontram representados por flavonóides (esteróides do luteol, diosmetol) e flavonas metoxiladas em C-6 e/ou C-7 e por ácidos fenólicos, sobretudo derivados cafeicos: ácido cafeico, ácido clorogênico e rosmarínico. O alecrim caracteriza-se, também, pela presença de diterpenos tricíclicos: ácido carnosólico; carnosol (majoritários); rosmanol; epirorosmanol; isorosmanol; rosmarinidifenol; rosmariniquinona; rosmadiol; etc.; assim como pelos triterpenos (ácido ursólico e oleanóico) e amirinas. (BRUNETON, J. 2001).
Além das substâncias citadas acima, foram encontradas outras as quais se apresentam em quantidades relativamente menores mas não menos importantes que são:
-Taninos: podem desintoxicar substâncias carcinogênicas e eliminar radicais livres.
(BRUNETON, J. 2001).
-Saponinas: são fitoquímicos que se ligam ao colesterol e as toxinas do trato digestivo. Elas também podem inibir a produção de células cancerígenas e aumentar o nível imunológico destas. (BRUNETON, J. 2001).
Álcool Perílico: composto fitoquímico que desencadeia a morte das células tumorais sem danificar as células sadias. (BRUNETON, J. 2001). -Alcalóides: relaxantes musculares direcionados especialmente aos músculos da pelve e abdômen (KAUPAS,

Relacionados