Sociologia - design de conceitos
Compreende fenómenos sociais mais vastos, mais complexos, totais e mais ricos de conteúdo social. É um meio sócio-cultural de grande envergadura, que constitui um todo coerente e estruturado que engloba todas as formas particulares de sociabilidade e os diversos tipos de agrupamentos. É um macrocosmos constituído por microcosmos sociais, possuindo uma soberania sobre todos os conjuntos, sectores, colectividades e elementos que nela estão integrados, e uma soberania jurídica que delimita a competência de todos os grupos (G. Gurvitch).
Sociedade (global)
Elementos constitutivos:
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13.
Unidade demográfica. Unidade geográfica. Grupos de todos os tipos. Cultura e subculturas. Interacção e cooperação dentro do sistema. Modelos sociais. Condutas colectivas que pressupõem alguma regularidade. Papéis sociais. Atitudes colectivas. Símbolos sociais. Condutas inovadoras e condutas criadoras. Ideias e valores colectivos. Atitudes psíquicas colectivas.
Socialização
Definição Processo pelo qual ao longo da vida a pessoa humana apreende e interioriza os elementos sócio-culturais do seu meio, os integra na estrutura da sua personalidade e sob a influência de experiências de agentes sociais significativos se adapta assim ao ambiente social em que deve viver. Efeitos da socialização: 1. Meio de aquisição de cultura. 2. Torna o sistema social e a cultura parte integrante da estrutura da personalidade do indivíduo. 3. Permite a adaptação da pessoa ao seu ambiente social.
Socialização
a) b) c)
Mecanismos de socialização Aprendizagem Imitação Identificação
1. 2. 3. 4. 5. 6.
Agentes de socialização Família Escola e instituições de formação (educação formal) Grupos de pares, movimentos juvenis, gangs Empresas, sindicatos e movimentos sociais Meios de comunicação de massa Novas tecnologias da comunicação e da informação
Grupo
Definição:
É uma unidade colectiva real, mas parcial,