Trabalho cientifico
I- Soberania nacional
II- Propriedade privada
III- Função social da propriedade
IV- Livre concorrência
V- Defesa do consumidor
VI- Defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos serviços e de seus processos de elaboração e prestação
VII- Redução das desigualdades regionais e sociais
VIII- Busca do pleno emprego
IX- Tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no Pais.
E o artigo 170 em seu parágrafo único também nos traz que é assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei.
A lei também disciplinara que, com base no interesse nacional, os investimentos de capital estrangeiro incentivaram os reinvesti mentos e regulara a remessa de lucros. De acordo com o artigo 172 da constituição da republica federativa do Brasil.
Ressalvados os casos previstos no artigo 173, seus incisos e na constituição, a exploração direta de atividades econômicas pelo estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei. E como agente normativo e regulador da atividade econômica, o estado exercera, na forma de lei, as funções de fiscalização, incentivos e planejamentos, sendo este determinante para o setor publico e indicativo para o setor privado. E assim a lei estabelecera, apoiara e estimulara as diretrizes de planejamentos do desenvolvimento nacional equilibrando e apoiando o cooperativismo e outras formas de associativismos previstos no artigo 174 CF e seus