Sociologia de Durkheim
Estabelecer princípios limites e romper com as ideias de senso comum, os “achismos”, que interpretavam a realidade social de maneira vulgar e sem critérios.
2° Como o texto descreve o fato social, segundo a visão de Durkheim?
O fato social é experimentado pelo indivíduo como uma realidade independente e preexistente.
3° Quais são os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais?
É preciso, para o sociólogo, que ele guarde seu lado sentimental pessoal, e entre em relação aos acontecimentos a serem estudados, pois nada têm de científico e pode distorcer a realidade do fato.
4° Que lei geral Durkheim estabelece para a evolução das espécies sociais?
Devemos buscar a origem primeira de todo processo social de alguma importância na constituição do meio social interno.
Meio social interno e a família, grupo da escola, por ambiente em que a pessoa se desenvolve. A interação entre a pessoa e o meio ambiente representa a dinâmica da vida. E um processo de ação e reação a estímulos positivos ou não e oque serão responsáveis por despertar ou broquei das potencialidades da pessoa.
Pensa social e qualquer mudança ou interação social em que e possível destacar uma qualidade ou direção continua ou constante. Produz aproximação ou afastamento.
5° Durkheim afirma:
“Existem, pois, espécies sociais pela mesma razão por que existem espécies em biologia. Estas, com efeito, são devidas ao fato de que os organismos não constituem senão combinações variadas de uma única e mesma unidade anatômica”.
Que características da escola positiva podemos encontrar nesse texto?
Pensar na sociedade de um organismo que está sempre em processo de evolução.
6° Defendendo a imparcialidade e a objetividade da ciência, Durkheim afirma:
“O sentimento é objeto da ciência, não é critério de verdade científica.”
Para Durkheim, a verdadeira ciência deve se guiar