Sociologia da organizações
CIÊNCIAS CONTABEIS
SOCIOLOGIA: SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
BELO HORIZONTE
2013
1-Ciência é uma sistematização de conhecimento, sendo um conteúdo de asserções sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar. A logicidade da ciência manifesta-se através de procedimentos e operações intelectuais que observa o racional, interpretação dos fenômenos etc.
Já a ciências sociais e o estudo das origens, dos desenvolvimentos, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas. O cientista social estuda os fenômenos as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais. Ele analisa movimentos e os conflitos populacionais, a construção de identidade e a formação das opiniões.
Faz-se, hoje uma distinção em relação aos três níveis de conhecimento científico: o INORGÂNICO-estudado pelas ciências físicas, o ORGÂNICO-investigado pelas Ciências Biológicas, e o SUPERORGÂNICO-abrangido pelas Ciências Sociais.
Ao que se trata das subdivisões da Ciências Sociais são elas:
-Antropologia Cultural
-Direto
-Economia
-Política
-Psicologia Social
2-a) A sociologia é uma ciência que estuda a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela Psicologia, a Sociologia estuda os fenômenos que ocorrem quando os indivíduos se encontram em grupos de tamanho diversos interagindo no seu interior. b) Karl Mannheim → elabora as primeiras teses sobre a Sociologia do Conhecimento uma nova disciplina científica, cujas as bases estão lançadas em Ideologia e Utopia sua principal obra. Mannheim afirma que todo o pensamento (ou conhecimento) é socialmente determinado e que a missão da Sociologia do conhecimento consiste em estabelecer as ligações entre os diferentes tipos de pensamentos e a estrutura social.