Sociologia da Educação
A Sociologia é o estudo da sociedade, que se fez necessário ao passo que surgiram transformações muito distintas, mais que em conjunto regem a transformação do Feudalismo para o Capitalismo, que por conseqüência trouxe consigo mudanças sociais impactantes, as quais precisavam ser estudadas, compreendidas e até mesmo resolvidas.
O sistema Feudal era totalmente voltado para a agricultura e o pastoreio. Não visava altos lucros, sua produção era baixa mais era auto-suficiente. Já o sistema Capitalista visava especialmente os lucros e tinha como base as relações assalariadas e monetárias.
Esta transformação aconteceu á medida que houve uma expansão demográfica na Europa e a produção era menor que o nível de consumo.
A primeira mudança introduzida para solucionar o desnivelamento de produção e consumo foi a expansão marítima, colocando em cena as grandes navegações que buscavam mercadorias para a Europa, e com essas mercadorias confeccionadas em diversos países vinham impregnadas culturas até então desconhecidas pelos europeus, com isso, houve uma proliferação de obras de arte e obras filosóficas, que foram postas á disposição do povo, fazendo-lhe nascer um gosto pelo saber.
A esse movimento filosófico e científico, deu-se o nome de Renascimento, que coloca o homem em primeiro plano, substituindo o Teocentrismo pelo Antropocentrismo, surgindo assim muitos questionamentos sobre a existência do homem e seu comportamento que fazem com que o homem tome uma nova postura frente à ciência, a natureza, a religião e o conhecimento. Assim foi introduzido o conhecimento cientifico que além de estudar o homem também buscava a comprovação de diversos fenômenos baseando-se em experiências.
A conseqüência desses novos pensamentos foi um mundo mais liberal, em que os valores são, um pouco, deixados de lado, pois sem a concepção religiosa era também desmanchada a concepção de pecado e castigo divino,