Sociologia da educação
"O socialismo vai se contrapor à ideologia burguesa e conseqüentemente às diferenças entre as classes sociais, objetivando a reorganização da sociedade segundo um ideal de justiça social e de igualdade entre os homens, ou seja, uma sociedade sem classes."
(Poyer, 2011, p.47)
Com base nas leituras feitas, compare os dizeres da citação acima com o ideário Positivista sobre a educação e escreva um texto sobre as suas conclusões. Fundamente suas ideias.
Resposta:
Para o socialismo não existem classes, ou seja, existe somente a classe trabalhadora e todos possuem os mesmos rendimentos e oportunidades. E o positivismo repercutiu em diversos setores e na educação propondo uma reestruturação do ensino.
A educação ela tem que ser de igualdade para todos sem exclusão não tem que existir classes todos tem direitos iguais e é isso que o positivismo queria mudar no ensino
Ter uma estrutura sólida para que os cidadãos sejam dignos dela que a mudança seja para a melhor assim garantindo um ensino de qualidade e que todos possam se orgulhar da sociedade em que vivem. Os direitos existem para que todos possam se beneficiar em função de si mesmo.
2. A Sociologia no Brasil desenvolveu-se muito durante o século XX. A partir dos anos de 1960, os sociólogos brasileiros procuraram desprender-se das suas raízes europeias e elaboraram teorias mais adequadas à sociedade brasileira. Um dos precursores deste pensamento foi Florestan Fernandes. Sobre algumas das ideias deste autor sobre a educação, veja o trecho abaixo:
"Especificamente sobre a educação no Brasil, Florestan a via como excludente das