Sociologia cultura e sociedade
COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução à ciência da sociedade . 4 . Ed. São Paulo: Moderna, 2010.
“A sociedade apresentava necessidades urgentes que desafiavam os cientistas” (p.26)
...”Mas planejar e projetar o futuro exigia o aperfeiçoamento do conceito de Estado nacional”... (p.25)
...“Novos valores quando a vida social para sua modernização produziram um clima confiante em relação ao futuro do homem, o que levou a esse surto de ideias, conhecido pelo nome “Ilustração”. Um movimento que propunha uma atitude curiosa e livre que se estendia tanto à elaboração teórica como a sistemática observação empírica. Que acreditava ser o conhecimento fonte de saber, de realização e de satisfação para a humanidade. Que acreditava na evolução incessante do ser humano “...(p. 25)
...”Os filósofos da Ilustração rejeitavam toda forma de controle político que intervisse sobre essa racionalidade natural e física”... (p.26)
...”John Locke, pensador inglês, defendeu a ideia da sociedade resultante da livre associação entre indivíduos dotados de razão e vontade que também teria uma base contratual que regalaria as formas de poder e as garantias de liberdade individual”...(p.26)
...” Adam Smith foi considerado o fundador da Ciência econômica”... (p.27)
...”Na busca por entender a origem da riqueza da nações, Smith identificou no trabalho, ou seja, na produtividade, a grande fonte de produção de valor”... (p.27)
...”O filósofo da ilustração preocupou-se não só com o conhecimento da natureza, mas também com o desenvolvimento de método mais adequado para esse fim”...(p.28)
...”O primeiro foi a indução – método que concebia o conhecimento como resultado da experimentação contínua e do aprofundamento da manipulação empírica, defendido por Bacon desde o alvorecer do renascimento. O segundo, de Descartes, foi o método dedutivo, que propunha uma forma de conhecimento baseada no encadeamento lógico de hipóteses elaborados a partir