Homem, cultura e sociedade / sociologia
Observe as seguintes proposições:
I. As manifestações culturais portuguesas, as nações indígenas e os diferentes povos africanos produziram uma cultura extremamente sincrética.
II. Três situações que influenciaram a identidade no Brasil: a chegada dos portugueses, o genocídio de povos indígenas e a chegada dos africanos escravos.
III. A marca mais nítida no processo de formação cultural brasileira é a ausência da miscigenação em sua base.
Assinale a alternativa precisamente correta.
3 - As proposições I e II estão corretas
Questão 2:
Sobre a formação de uma identidade nacional é interessante o exemplo do livro “O guarani” de José de Alencar. Neste romance os personagens Peri e Cecília representam o primeiro casal da nação brasílica. Peri, índio recém convertido ao cristianismo (1995, p. 268-279), e Cecília a portuguesa que assumiu os valores da nova terra (1995, p. 279-280). Outro aspecto importante na formação da nacionalidade presente na obra de Alencar trata-se da língua falada no Brasil. Embora o português fosse o idioma corrente, ele foi modificado pela natureza brasileira.
Tendo em vista o fragmento acima e os conhecimentos sobre a formação da identidade nacional, assinale a alternativa correta.
2 - As identidades nacionais são forjadas na construção coletiva de símbolos comuns, no cotidiano da sociedade.
Questão 3:
Preconceito - “Trata-se do conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos” (GOMES, 2008 p. 54).
Assinale a alternativa que expressa algum tipo de preconceito
4 - Segundo Conde Gabineau não existe nenhuma família brasileira que não tenha sangue negro e índio nas veias; o resultado são compleições raquíticas que, se nem sempre repugnantes, são sempre desagradáveis aos olhos.
Questão 4:
Assinale a alternativa que traz a melhor definição para a expressão “democracia racial”.
1 - É a convivência harmônica entre as diferentes raças e