Sociologia, coronelismo, peleguismo etc
Sociologia
Conceitos
Felipe de Oliveira Nº 08, Wallison Resende Nº 32, Nayara Cervelim Nº 26, Nayara Salvador Nº 27, Érica Alencar Nº 07, Gustavo Godoy Nº__
29/05/2013
Neste trabalho, serão conceituadas algumas titulações solicitadas na aula de Sociologia, professora Heloíse, sob limite-prazo de entrega no dia em que consta (29/05/2013).
CORONELISMO
Introdução
No inicio do período republicano no Brasil (final do século XIX e começo do XX), vigorou um sistema conhecido popularmente como coronelismo. Este nome foi dado, pois a política era controlada e comandada pelos coronéis (ricos fazendeiros).
Principais marcantes/características do sistema intitulado por coronelismo:
- Voto de Cabresto: na República Velha, o sistema eleitoral era muito frágil e fácil de ser manipulado. Os coronéis compravam votos para seus candidatos ou trocavam votos por bens matérias (pares de sapatos, óculos, alimentos, etc). Como o voto era aberto, os coronéis mandavam capangas para os locais de votação, com objetivo de intimidar os eleitores e ganhar votos. As regiões controladas politicamente pelos coronéis eram conhecidas como currais eleitorais.
- Fraude eleitoral: os coronéis costumam alterar votos, sumir com urnas e até mesmo patrocinavam a prática do voto fantasma. Este último consistia na falsificação de documentos para que pessoas pudessem votar várias vezes ou até mesmo utilizar o nome de falecidos nas votações.
- Política do café com leite: no começo do século XX, os estados de São Paulo e Minas Gerais eram os mais ricos da nação. Enquanto o primeiro lucrava muito com a produção e exportação de café, o segundo gerava riqueza com a produção de leite e derivados. Os políticos destes estados faziam acordos para perpetuarem-se no poder central. Muitos presidentes da República, neste período,