sociologia ambiental
Verifica-se que é difícil precisar o momento que surgiu a problemática ambiental. Evidente que esse problema sempre existiu, mas essa problemática se tornou, na atualidade, muito mais aguda. Pergunta-se por que só agora nos últimos sessenta anos, mais ou menos, é que ela tem sido revelada com muita intensidade nas universidades e, principalmente por que ocupa grandes espaços na mídia. Existe provavelmente uma origem mais remota que data da década de sessenta, especialmente nos Estados Unidos. O entendimento de que o Movimento Hippie, nascido naquele momento, representava uma forma de contestação do status quo americano, pode-se entender que aí talvez esteja a gênese do atual movimento ambientalista.
Protestando contra a vida urbano-industrial da sociedade norte-americana, segmentos significativos deixam as cidades e passam a viver no meio natural, valorizando o aspecto natureza como qualidade de vida. Há uma grande dose de romantismo, mas agregada a uma forma de protesto passa a ter um significado diferente, gerando o atual movimento ambientalista.
De forma mais oficial é a Conferência do Meio Ambiente, realizada em Estocolmo em 1972 que abre a questão em termos mais profundos, já envolvendo vários países que estão preocupados com a temática meio ambiente.
Como os problemas ambientais afetam o planeta na sua totalidade, no momento em que o processo de globalização instala-se, é óbvio que eles passam a ser encarados de forma também globais. Isto quer dizer que, na medida em que as fronteiras nacionais vão sendo