Sociologia 2
Exercícios dos conceitos: 1, e 2 (página 38)
Retomando os conceitos: 1 e 4 (página 39 e 40)
Capítulo 4 - A sociologia alemã: a contribuição de Max Weber
Exercícios dos conceitos: 1 e 4 (página 49)
Retomando os conceitos (1 e 3 (página 50 e 51)
Capítulo 3
Página 38
1- Não, para o autor a verdadeira ciência deve ser guiada por alguém neutro. Ou seja Durkheim acredita que a ciência deve ser objetiva mas também levar uma carga de sentimentos, pois indiferentemente da ciência em si o cientista é alguém influenciado. “Não é critério de verdade científica” assim mostra que apesar de compor a sociedade o sentimento não deve de forma alguma interferir na verdade científica em si.
2- A coerção: E algo que busca obrigar o indivíduo a fazer algo através do constrangimento. Pode ser algo através da sanção legal ou espontânea. A segunda é a Exterioridade: Onde atuam e existem independemente de nossas vontades, onde o indivíduo não tem poder para quebra-la. A terceira é a Generalidade: Onde o fato social é algo que acontece em todas as sociedades e não em um só grupo específico e se repetem ao longo do tempo.
Página 39-40
1- E
4- O fato social da figura pode ser caracterizado pela solidariedade mecânica. Desde o cartaz falando do seguro desemprego mostra convivência entre pessoas interdependentes que dependem de algo. É social pois caracteriza uma sociedade capitalista composta por indivíduos que socializam entre si e fazem diferentes tarefas ou trabalhos para essas sociedades.
Página 49
1- Função da sociologia:
2- Fato social
3- Ação Social
4- Relação Social
5- Instrumentos de Análise
6- Neutralidade
7- Indivíduo
8- Sociedade
a- Weber:
1- Procurar esclarecer as ações de cada sociedade visando o passado histórico.
2- Não visava em si os fatos sociais mais sim os contextos das ações de CADA indivíduo.
3- Olhava a sociedade de acordo com suas ações especificas de cada indivíduo de cada sociedade.
4- Para ele os indivíduos de um