sociologia'
Kobe Bryant faz comentário homofóbico durante partida
O astro do basquete Kobe Bryant surpreendeu os Estados Unidos, nesta terça-feira, quando disparou um comentário homofóbico contra o árbitro BennieAdams. No terceiro quarto do jogo contra o San Antonio Spurs, Adams puniuBryant com uma falta técnica. Visivelmente irritado, o jogador do Lakers socoua cadeira e jogou uma toalha no chão. Em seguida, desabafou as palavras“fucking faggot", que seria algo parecido com "viado de merda".Um dos narradores chegou a comentar: "Vocês deveriam tirar as câmeras decima dele agora, porque há crianças assistindo". Em entrevista concedida aosite americano TMZ, nesta quarta-feira, o grupo Human Right Campaign,declarou que é uma vergonha para o astro usar palavras tão ofensivas e demau gosto, especialmente quando há milhares de pessoas assistindo. Apesar do incidente, os Lakers enceram o San Antonio Spurs por 102 a 93.No dia seguinte da ofensa, Kobe Bryant publicou uma nota oficial afirmandoque não tinha intenção de ofender a comunidade LGBT (lésbicas, gays,bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros), e que aquilo foi dito no calor do jogo, sem pensar.
1) Contextualização
Kobe Bryant, famoso jogador de basquete dos EUA proferiu palavras de baixocalão contra um árbitro, em uma partida pela NBA (Liga profissional debasquete dos EUA), em um ambiente reconhecidamente hostil, mas no qual hárespeito mútuo, e no qual ocorre transmissão televisiva e virtual para todo opaís, inclusive sendo assistida por pessoas das mais variadas idades, comocrianças e idosos.
2) Análise sociológica segundo Émile Durkheim
Podemos perceber, na notícia analisada, que ocorre em um time de basquete asolidariedade orgânica, na qual um jogador do time é dependente do outro, enão se assemelham em relação às suas funções, pois cada um tem umafunção específica e diferente do outro (pivôs, armadores, alas). Essasolidariedade é típica da sociedade capitalista, na qual, através da divisão