Sociolinguistica
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BALSAS – CESBA
DEPARTAMENTO DE LETRAS DISCIPLINA: SOCIOLINGUISTICA PROFESSOR: MELQUIADES PACELLI
ACADÊMICO: ROMÁRIO NUNES DA SILVA
SOCIOLINGUISTICA
BALSAS-MA
2013
INTRODUÇÃO
Encontrar-se-á neste trabalho duas analises sociolinguística concedida por voluntários da cidade de Balsas estado do Maranhão. As entrevistas visam avaliar a língua falada do português brasileiro popular e língua falada do português culto, sendo, portanto dois entrevistados. A pesquisa que aqui será esplanada poderá nos mostrar como pessoas diferentes se expressam e usam a língua.
Este trabalho tem como objeto principal pesquisar as duas formas de língua evidenciando os resultados colhidos para uma analise clara e objetiva.
DESENVOLVIMENTO
Nesta primeira parte do trabalho, analisaremos a entrevista de um homem de aproximadamente vinte e sete anos, brasileiro, nascido e residente na cidade de Balsas estado do Maranhão, com ensino médio completo e que trabalha como repositor de frios.
Examinaremos a referida entrevista sob a ótica sociolinguística, dando ênfase a pronuncia das vogais e pronuncia das consoantes. Buscando ainda conhecer, como falam as pessoas denominadas de língua popular, residentes na cidade de Balsas.
As entrevistas seguirão em anexo, junto ao trabalho.
“Já tinha morado na bacaba fumos pro são caetano”...
De inicio temos o nosso entrevistado narrando a sua experiência em morar num bairro com extrema falta de água e foi nessa parte que encontramos um vocábulo interessante par analisarmos.
Na frase acima dita pelo entrevistado podemos perceber a presença da palavra fumos, vocábulo este que nos mostra a redução de E e O átonos pretônicos. A presença de um I e de um U na silaba tônica faz com que as vogais átonas pretônicas escritas E e O se reduzam e sejam