Corrida de Orientação
Introdução
A partir da realização deste trabalho, pretendo dar a demonstrar o conceito de corrida de orientação, vou mostrar o que se faz e como se faz, o seja as regras e os cuidados que devemos ter quando realizamos este tipo de corrida.
Conceito de Corrida de Orientação
Orientação é um desporto individual e tem como objectivo percorrer uma determinada distância em terrenos variados e desconhecidos, obrigando o atleta a passar por determinados pontos no terreno (postos de controlo) e descritos num mapa distribuído a cada concorrente e é permitido o uso de bússola.
Os tempos gastos para percorrer o trajecto são em função das capacidades físicas dos participantes, do treino de leitura de mapas e da rapidez para se orientar utilizando técnicas estabelecidas, assim como, as suas capacidades de adaptação ao terreno e da escolha correta dos itinerários.
Os percursos são de uma extrema variedade e as características do terreno podem ser diversas: areia, florestas mais ou menos densas, relevos mais ou menos acidentados, etc. O grau de dificuldade é estabelecido de acordo com a categoria dos atletas e conforme a sua idade (geralmente entre 10 e 80 anos).
As Categorias na Corrida de Orientação
Os praticantes são divididos em vários tipos de categorias, segundo o sexo (masculino ou feminino), idade e nível técnico, de acordo com a dimensão do evento, não havendo limite de idade. Os níveis técnicos são os seguintes: Novatos, representados pela letra N, Difícil (B), representados pela letra B, Muito difícil, representados pela letra A e por fim, Elite, representados pela letra E.
O Percurso da Corrida de Orientação
O percurso de orientação é constituído por um triângulo de partida, pontos de controle e pontos de chegada. Entre estes pontos, que são colocados precisamente no terreno e equivalentemente no mapa, estão as pernadas do percurso, nas quais o