O que é fato social?
O que é um fato social?
Émile Durkheim
Editora EDIPRO, São Paulo – SP, 2012
Fatos sociais são as maneiras coletivas de fazer, pensar e sentir impostas coercitivamente ao indivíduo. Todos os processos de interação humana são fatos sociais. São características dos fatos sociais: generalidade, exterioridade e coercitividade, mesmo que tal interação não tenha relevância para sociedade. São deveres cumpridos pelos indivíduos que são impostos fora de si, dentro de direitos e da moral da sociedade. Mesmo que esses deveres sejam ignorados, nós mesmos já estamos programados para realiza-los, porque funcionam independentes de mim. O individuo não depende somente de si mesmo, ele é induzido pelo o que há fora dele e toda indução não é da personalidade individual e, sim, das correntes sociais que cercam a sociedade. Caso haja uma sensação de que esta indução deixou de ser estranha ao individuo é porque determinada coerção se tornou um hábito. É claro que em culturas diferentes os fatos sociais são diferentes, como: o casamento, suicídio, natalidade e mortalidade, por exemplo. Assim, o fato social é a existência própria da sociedade que independe de suas vontades individuais.
Palavras-chaves: fato social; individuo; sociedade.
“Cada individuo bebe, dorme, come, raciocina, e a sociedade tem todo interesse em que essas funções sejam exercidas regularmente (...) Mas, no entanto, há em toda sociedade um grupo determinado de fenômenos que se distinguem por características distintas daquelas que estudam as outras ciências da natureza.” (Página 31)
Comentário: Essas ações são comuns a todo ser humano, independente de sua cultura, hábitos e costumes. Fazem parte da fisiologia dos seres humanos.
“Quando desempenho minha tarefa de irmão, de marido ou de cidadão, quando observo meus compromissos contratuais, eu cumpro os deveres que são definidos, fora de mim e de meus atos, dentro do direito e da moral. Então, mesmo que eles estejam de acordo