socilogia
RESUMO
O artigo apresenta uma breve análise do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, lançado em 1932, o qual tem sido fonte de recente estudo historiográfico sobre educação, por indicar a grande importância que tem enquanto um objeto fundador de discussão sobre o sistema de educação pública no Brasil.
O Manifesto, objeto da análise aqui desenvolvida, constitui simultaneamente um plano de ação nacional visando à estruturação de um sistema educacional, e um documento emblemático, capaz de revelar um grande teor simbólico, transformando-se num lugar de discussão e reflexão sobre o ambiente político e social da primeira metade do século XX, mais especificamente dos anos 20 e 30.
Palavras-chave: Manifesto, Escolanovismo, Historiografia, Educação, Imaginação.
INTRODUÇÃO
No presente artigo é feita uma análise de parte do documento, sob o título de "O ponto nevrálgico da questão", que é apresentado, dentro do Manifesto, como um sub-item do tópico "O processo educativo - o conceito e os fundamentos da Educação Nova".
De forma geral, este fragmento do Manifesto aborda a importância de se estabelecer um sistema de ensino articulado em todos os seus níveis e graus, propondo que cada etapa seja visualizada como parte de um processo maior de formação educacional, observando que o sistema anterior apresentava tais etapas com fins em si, como se fossem estanques e terminais. Em específico, o texto citado refere-se ao ensino secundário, apresentado como um elemento fundamental nessa articulação, estabelecendo uma discussão sobre o sentido da educação secundária, como formação para o trabalho e/ou formação intelectual resultante de uma visão dualista, que reflete uma estrutura social onde prevalece a hierarquia de poder e acesso a educação.
Análise do Fragmento do Manifesto
Apresento a seguir a parte do Manifesto que será objeto de nossa análise, propondo uma interpretação voltada para uma análise discursiva,