socilogia
Índice
O Fenómeno da globalização
Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e económica mundial visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um fenómeno que criou pontos em comum na vertente económica, social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global
O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios - até então restritos ao mercado interno - para mercados distantes e emergentes.
As três principais características que podem ser apontadas como influentes numa organização são:
Comunicação instantânea – Para que a comunicação de uma empresa seja eficaz é necessário que ela aconteça de forma instantânea, ou seja, a infraestrutura de telecomunicações e informática deve ser ágil de moda a tornar as comunicações globais instantâneas.
Aumento da participação feminina - As mulheres estão se tornando cada vez mais participativas no mercado de trabalho em geral. Além da típica agilidade feminina, elas participam efetivamente da construção de uma mente mais aberta e sensível, trazendo resultados positivos no que se refere à humanização do trabalho.
A redescoberta da ética - A ética é fundamental para o bom funcionamento de qualquer organização. Um comportamento ético pede coerência de nossas ações segundo nossa consciência e clareza de valores.
Vantagens e desvantagens da globalização
Como muitos outros fenómenos de elevada complexidade, a globalização apresenta pontos positivos e negativos. A globalização foi importante no combate à inflação e ajudou a economia ao facilitar a entrada de produtos