SOCIEDADES
AFRICA –SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO
HISTORIA
A África é o terceiro continente mais extenso atrás da Ásia e da América com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta. É o segundo continente mais populoso da Terra com cerca de 1.1 bi de pessoas, representando cerca de um sétimo da população do mundo, e agora 55 países independentes com a criação do Sudão do Sul, apesar de existirem colônias pertencentes a outros países fora desse continente, principalmente ilhas, por exemplo Madeira, pertencente a Portugal, Ilha de Ascensão pertencente ao Reino Unido entre outras.
A África é um continente – aliás, o único – que possui terras em todos os hemisférios, pois é cortada pelo Equador, apresentando terras nos hemisférios Norte e Sul, assim como também pelo Meridiano de Greenwich, conferindo terras nos hemisférios Ocidental e Oriental.
A maior parte do continente encontra-se na Zona tropical, pois está ao Sul do Trópico de Câncer e ao Norte do Trópico de Capricórnio. O extremo norte situa-se na Zona temperada norte, e o extremo sul, na Zona temperada sul.
A fronteira entre a África e a Ásia costuma ser fixada no Istmo de Suez, o que faz da Península do Sinai território asiático, que, no entanto, pertencente ao Egito, um país do continente africano. Também se considera o Mar Vermelho como fronteira marítima entre os dois continentes.
A fronteira entre a África e a Ásia fica no Istmo de Suez, no norte do Egito.
A Península do Sinai, pertencente ao Egito, faz fronteira terrestre com Israel. O Sinai, considerado território asiático, é área de grande importância econômica para o Egito, que, finalmente, obteve a sua devolução