sociedades recoletoras
Como tudo começou…
Desde há muitos milhares de anos que a Península Ibérica é habitada pelo Homem. O clima era muito frio e a Terra coberta de gelo.
Lutavam pela sobrevivência
Para sobreviverem tinham que recolher da Natureza tudo o que precisavam. Para se alimentarem apanhavam frutos, raízes, folhas, pescavam e caçavam, quer dizer, viviam da recoleção.
Eram nómadas
Como o Homem não sabia produzir os alimentos tinha de os procurar. O Homem era recoletor. O Homem era caçador. O Homem andava de lugar em lugar à procura dos alimentos – era Nómada.
Protegiam-se do frio
Para se protegerem do frio, cobriam-se com as peles dos animais que caçavam, depois de preparadas. Também constituíam refúgios com paus e ramos de árvores entrelaçados ou peles de animais, ou então abrigavam–se em cavernas. O Homem aprendeu a usar o fogo. Este era muito importante pois não só aquecia, como iluminava, cozinhava os alimentos e afugentava os animais.
Fabricavam instrumentos
Os primeiros instrumentos que o Homem utilizou foram os paus e pedras que encontrava na Natureza. Mas, ao longo do tempo, e para as diferentes atividades, passou a fabricar utensílios variados de madeira, pedras e osso, tais como: agulhas, bifaces, arpões, pontas de flechas, lanças, machados, anzóis.
Viviam em grupo
Os recoletores viviam em grupos e só o esforço de todos permite a sua sobrevivência. A captura de grandes animais e falta de armas adequadas exigia força, habilidade e cooperação.
Eram artistas
Os recoletores gravavam e pintavam animais nas paredes das cavernas em que se abrigavam. A essa arte chama-se arte rupestre.